O foco do Programa Doutoral em e-Planning é o estudo e o desenvolvimento das interações entre as TIC e o planeamento das questões emergentes nas áreas de natureza social, económica, ambiental ou cultural, com especial ênfase na capacitação dos cidadãos para intervir na vida pública

O rápido progresso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) permitiu avanços significativos tanto no sector privado como público. Em particular, as novas TIC trazem novas condições para melhorar a governação (incluindo governo electrónico), a administração pública e serviços de interesse público essenciais, sejam eles providenciados pelo Estado, empresas privadas ou sociedade civil. Mas novas condições acarretam novos problemas, levantando questões muito além do uso da Internet para a prossecução de serviços públicos ou ajustamento desses serviços à novas ferramentas TIC.

O planeamento é uma disciplina vasta, que se aplica desde a formulação e implementação de políticas, da análise institucional aos quadros regulatórios, do processo decisório à participação pública. O planeamento é uma interface essencial entre os órgãos de governo e os cidadãos e suas organizações, sejam elas com ou sem fins lucrativos, de natureza social, económica, ambiental ou cultural.

O e-Planning é uma área emergente na interface destes domínios. O Programa integra o grau de doutoramento com uma agenda de investigação, programas de intercâmbio nacional e internacional, e programas de ligação entre a academia, as empresas e a sociedade civil.

Para mais informações, visite o site da NOVA School of Science and Technology 

COORDENAÇÃO

joanaz-melo

JOÃO JOANAZ DE MELO